Travessa do Ribeiro Francês – 3ª Edição

Nem o sol intenso do último sábado demoveu os voluntários de continuarem a intervenção de recuperação do vale da Travessa do Ribeiro Francês.

Grande parte das tarefas a que nos propusemos no início do mês de Agosto estão a ser concluídas, nomeadamente recuperação de jardins, recolha de lixo, remoção de entulho de casas ardidas,  provimento de roupa de inverno, material de limpeza, plantas para casas afectadas pelos incêndios, electrodomésticos (máquina de lavar roupa) etc.

(Realização de espiral de plantas aromáticas na casa de uma vizinha cuja casa ficou seriamente danificada e perdeu o jardim)

(Plantas doadas às famílias afectadas pelos incêndios e que foram plantadas no último fim-de-semana).

(Aos poucos, os jardins começam a ganhar vida. Embora tenham perdido muita coisa, as senhoras desta localidade referiam acima de tudo a importância das suas plantas e o verde dos seus jardins).

(Recolheu-se novamente uma grande quantidade de lixo, vidro… Na intervenção do próximo fim-semana espera-se recolher igual ou mais quantidade)

(Finalização da Remoção de Entulho numa das casas afectadas e com o apoio da comunidade local)

Ainda há muita coisa para realizar a nível de recuperação dos solos, combate da erosão, retenção de águas, consciencialização da população relativamente ao lixo, espírito comunitário. Sementes de mudança estão a germinar… é ver alguns vizinhos a recolherem lixo/sucata, a terem cuidado onde colocar o entulho removido, a emprestarem os seus utensílios (moto-serra, enchadas, bales, etc.) uns aos outros…

No próximo fim-de-semana está prevista a última intervenção neste vale com os voluntários do projecto ‘Madeira Voluntária’. Pretende-se limpar grande parte das canas-vieiras que caíram dentro da ribeira e lixo que ficou a descoberto após os incêndios e que com as primeiras chuvas poderão trazer sérios problemas à comunidade local.

Após esta intervenção o projecto ‘Madeira Voluntária’  segue para outros ‘vizinhos’ no Palheiro Ferreiro e Ponta do Pargo que necessitam igualmente de auxílio. No entanto, as sementes estão lançadas. Na travessa do Ribeiro Francês continuam elementos do Grupo Madeira em Transição que com a comunidade local continuam o trabalho de recuperação dos solos e consciencialização da comunidade local, durante os próximos meses. 

Aos poucos e poucos o Vale da Travessa do Ribeiro Francês está a renascer. O cinzento está a dar cor ao verde. O Vale está a ganhar Vida!

Jardim afectado pelos incêndios antes da recuperação

Recuperação e aplicação de Feiteira no Jardim

Pormenor do Jardim após a intervenção (repare-se no contraste do verde com o cinzento do resto do vale – ao fundo.)

Deixe um comentário